top of page

Como escolher as cores do seu casamento

Se você está lutando para selecionar o esquema de cores perfeito para o dia do seu casamento, confira este post onde exploramos a ciência e o estilo por trás de como escolher as cores do seu casamento!

Quando você está pensando em projetar um quarto em sua casa (ou mesmo apenas trocar um detalhe, como um consolador), uma das decisões que você provavelmente tomará muito cedo são as cores que inspirarão suas escolhas. É muito mais difícil obter detalhes em todas as cores do que filtrar sua pesquisa para aprimorar em alguns poucos selecionados. E o mesmo é verdade sobre escolher as cores do seu casamento.





Escolhendo seu esquema de cores de casamento

Assim como um quarto em sua casa, suas cores de casamento definem o clima. Suas escolhas de cores guiarão muitas das decisões que você toma sobre os detalhes a incluir no seu dia. Coisas como linho, vestidos de damas de honra, trajes para os cavalheiros, papelaria e flores serão guiadas por uma paleta de cores. Como você provavelmente pode imaginar, é uma decisão importante a tomar. E, um que você deve fazer antes ou pouco depois de escolher o local do seu casamento. Então, como você decide sobre as cores do seu casamento? Há mais que vai para essa decisão do que você pensa.

Se você está ciente disso ou não, existem muitos conceitos diferentes que entram em jogo quando se trata das cores que você escolhe. Conceitos incluindo teoria de cores, trabalhar em números ímpares, encontrar inspiração através de fontes externas, a localização do seu local e sua temporada de casamento provavelmente terá um efeito. Abaixo, estamos dando um mergulho profundo em como escolher suas cores de casamento com base em métodos experimentados e verdadeiros e como usar as coisas que inspiram você. Continue lendo!


Teoria das cores:

Se você pensar nas aulas de arte que teve enquanto estava na escola, a teoria das cores era provavelmente um conceito que você estudou. Há muitos elementos que entram nele (tanto que há livros e artigos completos escritos sobre o tema!) Mas a teoria das cores pode ser dividida em três peças fáceis de entender que todas se relacionam com a roda colorida.


Cores primárias: As cores primárias são tons que não podem ser criados misturando duas outras cores (ex: vermelho + amarelo = laranja). Assim, as três cores que são a base para todas as outras cores na roda de cor são amarelo, vermelho e azul.

Cores secundárias: Cores secundárias são criadas quando duas cores primárias são misturadas. Como mencionamos acima, laranja é um deles! Duas outras cores secundárias importantes são roxo (vermelho + azul) e verde (amarelo + azul).

Cores terciárias: Cores terciárias são feitas quando uma cor secundária, como o roxo, é combinada com uma cor primária, como o vermelho, para criar uma nova cor (vermelho-roxo, neste caso). Essas são as cores que realmente preenchem a roda colorida e nos fornecem tantas opções!





O outro conceito útil a ter em mente ao pensar na teoria das cores é a harmonia de cores. A harmonia de cores ajuda a definir por que certas cores "ficam boas" juntas. Você já se perguntou por que cores como rosa e verde combinam bem? É porque são cores de cortesia, o que significa que eles "sentam" em frente um ao outro na roda colorida. Que tal descobrir por que tons de azul e verde se misturam tão bem? Eles "sentam" um ao lado do outro na roda colorida e são conhecidos como cores análogas.

Se você quer ser técnico e científico sobre escolher cores, seguir a teoria das cores é o caminho a seguir!


Importância de números Ímpares:

Se você já pesquisou dicas para escolher a decoração de casa, a ideia de criar agrupamentos de números ímpares provavelmente surgiu. A razão não é realmente técnica, mas, em vez disso, uma que é decididamente mais simples: números ímpares criam interesse e caminhos variados para o seu olho seguir.

As cores e o design do casamento estão intimamente ligados (como você pode dizer, princípios de design se aplicam por toda parte!), por isso não deve ser uma surpresa que seja recomendado escolher um número ímpar de cores de casamento. Isso cria profundidade e interesse visual, além disso significa que você não terá que restringir suas opções de cores a uma única escolha (muito mínima) ou ter a capacidade de incorporar todas as cores imagináveis (muito ocupadas).

A melhor coisa a fazer: escolha pelo menos três cores de casamento. Isso criará interesse ao mesmo tempo em que permanecerá mais simples e coeso.


Onde encontrar inspiração de cores:

Agora que conversamos sobre alguns detalhes mais técnicos sobre a escolha das cores do seu casamento, podemos pular para onde encontrar inspiração de cores! Este processo é muito mais divertido, e ele vai ter você procurando por combinações de cores em lugares fora da indústria do casamento.


Favoritos: Quando você está começando a reunir inspiração para as cores do seu casamento, a melhor coisa a fazer é se perguntar: "Que cores eu gosto?" Seu casamento deve parecer uma extensão de você, não de alguém ou outra coisa. Então, obviamente inclua cores que você gosta! Pule todas as cores que você não é atraído em nenhuma outra área da sua vida.


Significado de cor: Quase todas as cores têm significado, e descobrir os significados pode ser não apenas divertido, mas uma ótima maneira de obter cores diferentes para o dia do seu casamento. Por exemplo, o rosa é frequentemente associado à feminilidade, enquanto o amarelo é tipicamente associado à alegria.


Fontes externas: Como acabamos de fazer acima, procure fontes externas ao procurar inspiração. Seu primeiro pensamento provavelmente será explorar cores à medida que se relacionam com casamentos. Mas, design gráfico e papelaria são definitivamente duas áreas para explorar para ideias de cores. Além disso, considere como as cores interagem entre si na natureza (faça uma caminhada e olhe ao redor!) ou em buquês de flores. Como mencionamos, a decoração de casa é uma ótima fonte e assim é moda.

Local do casamento: Seu local de casamento vai ajudá-lo a decidir inúmeros detalhes sobre o dia do seu casamento. Na maioria dos casos, pode ajudar muito a guiar sua paleta de cores de casamento. Então, pense no seu local de casamento e nas cores que são naturalmente encontradas lá. Por exemplo, as cores da água, da areia e de qualquer grama nas dunas são ótimas para inspirar paletas de cores da praia. Um casamento de hotel com um interior elegante pode ser quando você se volta para pares clássicos, como marfim, ouro e rosa. Um casamento rústico em um sítio pode exigir uma paleta em tons de joias de vermelho, amarelo e roxo.





Temporada de Casamentos: A neve cai durante o inverno; flores florescem durante a primavera; a energia é palpável durante o verão; folhas mudam de cor durante a queda. Com isso em mente, sua temporada de casamento pode ter uma associação direta com sua paleta de cores de casamento.

Como o inverno está ligado à queda da neve e temperaturas mais frias, paletas de cores, como azul empoeirado, cinza e branco e até mesmo todo branco são populares. As áreas externas começam a florescer novamente durante a primavera, então paletas de cores suaves, como blush, sálvia e marfim são populares. Cores brilhantes, como rosa brilhante, coral e amarelo parecem uma necessidade durante o verão. Tons mais profundos que ainda são brilhantes (para combinar com a mudança das folhas), como ameixa, amarelo mostarda e borgonha são populares durante o outono.

bottom of page