O que você precisa saber para planejar sua festa de casamento


Organizar uma festa de casamento pode ser intimidador.

Existem vários detalhes que passam despercebidos entre os convidados, mas fazem toda a diferença e foram pensados com carinho pelos noivos e suas famílias. Isso, sem contar os imprevistos que aparecem no meio do caminho e podem até engordar o seu orçamento.

Segue essa lista que te contará algumas coisas que as pessoas, geralmente, não falam sobre o planejamento de festas de casamento.



1 - O lugar é uma das coisas mais importantes - Não sacrifique uma boa locação para economizar dinheiro. Vá em busca de algo que caiba no seu orçamento e seja do jeito que você sonhou. Isso vai fazer toda a diferença nas fotos e no conforto dos seus convidados. E lembre-se: se escolher um lugar a céu aberto, tenha sempre um plano B guardado, em caso de chuva.


2 - Faça acordos com o seu parceiro - As decisões dos dois devem vir em primeiro lugar e ambos devem trabalhar para ter a cerimônia perfeita. Opiniões de amigos e ajuda sempre são muito bem-vindas, mas a vontade dos noivos deve prevalecer.


3 - Não tenha medo de requisitar degustações e recusar serviços - Muitas vezes, ficamos sem graça de recusar serviços após as degustações e provas. Isso vale para docinhos, catering e até mesmo para os arranjos de flores. Você não precisa estar de acordo com o que estão tentando te vender e, muito menos, ter certeza do que quer para a sua festa antes de experimentar.


4 - Estabeleça prioridades - Quando não temos uma lista de itens principais, a probabilidade de engordar o orçamento é bem maior. As tarefas e gastos vão ganhando volume conforme novas pendências vão aparecendo. Por isso, é importante você saber o que quer.


6 - Aposte nos vídeos e em conteúdo digital - Muitas vezes, os vídeos captam melhor as emoções do que as fotos. Dessa forma, vale considerar a contratação de uma equipe de filmagem para o grande dia. Além disso, os vídeos duram para sempre e as fotos digitais podem ser mais úteis do que um álbum impresso.


7 - Pense no divertimento dos convidados na hora de selecionar a trilha sonora - Banda ou DJ? Essa é uma dúvida de muitas pessoas na hora de planejar um casamento. Você pode até ser muito fã de rock e escolher algumas músicas no estilo para tocar na festa, mas lembre-se que o clima agitado da pista aparece quando todos estão se divertindo.


8 - Você não precisa convidar o mundo inteiro - A lista de convidados é uma dor de cabeça para muitos. Dobrar o número de pessoas pode até ser comum, em alguns casos. Mas, se você precisa se manter a um orçamento mais enxuto, dê prioridade para aqueles que realmente significam algo para você. Você pode, inclusive, fazer algo apenas para a família mais próxima e, posteriormente, celebrar com amigos.


9 - Não tenha medo de ter um open bar reduzido - Você não precisa oferecer todo tipo de bebida para seus convidados. Uma estratégia que pode te ajudar a economizar é servir os drinks por mesa e deixar um bar de caipirinhas aberto apenas na hora que os seus convidados se animarem para ir à pista de dança.


10 - Faça apenas o que você quer - No seu casamento - e durante toda a vida - você não deve ter como prioridade agradar aos outros. A festa deve ter a cara do casal e os dois devem estar confortáveis com as escolhas feitas para a cerimônia. É o dia de vocês, aproveitem!